segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Tutorial - Construa o seu próprio pedal FootSwitch

Quem costuma usar pedais ou pedaleiras em seu setup para tocar, já deve ter deparado-se com a incoveniente necessidade de usar as mão, ou melhor os dedos, para poder fazer alguns ajustes no pedal, como por exemplo alterar o ritmo das baterias disponiveis no pedal, ou trocar a posição da memória.
Obviamente que a solução para isso é comprar um outro pedal, conhecido como FootSwitch. Existem várias opções no mercado, com preços em tlorno de R$ 200,00.
Mas um pedal footswitch é muito simples de ser construído por qualquer pessoa. E esse tutorial que estou publicando vai ensinar o passo-a-passo para montar um pedal, o qual eu testei controlando um pedal LoopStation RC3 da Boss, e também uma pedaleira G1N da Zoom.
Assista o vídeo até o final, e se tiver alguma dúvida pode me escrever que eu terei enorme prazer em ajuda-lo.



O link do tutorial do vídeo no YouTube é:  http://www.youtube.com/watch?v=r7dtORAnS-k&feature=share&list=UU2Rq6omBX9s6_l5JI3SAFVQ



4 comentários:

  1. Olá, curti muito o vídeo, que é único no YouTube. Gostaria de saber se você conhece quanto ao pedal FS6 que necessita, ao menos possui, entrada pra bateria 9v, qual a necessidade? Os botões que usou para montar, tem um modelo específico pra montar com o P10 stereo, ou qqr um serve? Mais uma vez, grato pelo vídeo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miguel, obrigado pela visita. Vamos lá, quanto a necessidade da bateria de 9V para o pedal FS6 é para alimentar um circuito eletrônico que existe dentro do pedal. Eu não tenho esse pedal por isso não tenho maiores informações.
      Já os botões usado no meu pedal tem de ser do tipo "normalmente fechado", e isso é muito importante. Normalmente fechado significa que a chave, quando em repouso, está com os seus contatos FECHADOS, ou seja, ligado. Quando você pisa no botão, ele abre os contatos, ou seja, desliga. Um botão de campainha (dessas residenciais) é do tipo normalmente ABERTA, ou seja, ela fecha os contatos quando alguem pressiona o botão. A maior parte das mensagens que recebo é de pessoas que compraram a chave errada, do tipo aberta, e aí não vai funcionar.
      Qualquer dúvida posta aí.

      Excluir
    2. Boa tarde, eu comprei duas chavaes Dpdt 2pdt, mas acho que comprei a chave errada, só que tava dizendo para footswitch... :(

      Excluir
  2. Já os botões usado no meu pedal tem de ser do tipo "normalmente fechado",

    Kkk se eu tivesse lido isso antes não teria ficado horas tentando resolver .kkk

    ResponderExcluir